Em posts anteriores já conversamos sobre onde as etiquetas adesivas resinadas podem ser aplicadas e qual o melhor tipo de resina deve ser aplicada em sua etiqueta. Agora falaremos mais sobre as mídias que podem ser utilizadas.
A mídia é o material utilizado para impressão, ou seja, o tipo de adesivo que sua etiqueta será impressa. Existem diversos tipos e marcas de adesivos e cada um deles tem suas características e qualidades. Os adesivos mais comuns na produção de etiquetas adesivas resinadas são o vinil e o poliéster.
O adesivo de vinil é um material plástico, obtido pela polimerização do cloreto de vinila. Os adesivos de vinil indicados para etiquetas adesivas resinadas são nas cores branca, aço escovado ou prata. O vinil possui certa durabilidade mas é mais indicado para produção de etiquetas adesivas resinadas destinadas a brindes promocionais, máquinas e equipamentos sem grande influência de calor, bijuterias e artesanatos. Sua durabilidade também varia dependendo da marca fabricante do adesivo.
Já o adesivo de poliéster é resultado da combinação de poliácidos com álcoois não saturados ou com glicóis. Ele possui excelente resistência a temperaturas baixas e altas, umidade, água, além de dificilmente ser rasgada ou se desgastar. O poliéster é indicado na produção de etiquetas adesivas resinadas voltadas a ambientes externos, veículos, máquinas e eletroeletrônicos. Suas cores são branco, aço escovado ou prata.
Ambos os adesivos só podem ser impressos em impressoras que utilizam tintas solvente e com a aplicação de resina seu produto fica muito mais valorizado além de aumentar sua durabilidade em anos.
Em breve voltaremos com mais curiosidades sobre a produção de etiquetas adesivas resinadas.